As obras da carne Versus fruto do espírito

em quarta-feira, 31 de agosto de 2022

Digo, porém: Andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne. Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne; e estes se opõem um ao outro; para que não façais o que quereis. Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: Prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro como já antes vos disse que, os que cometem tais coisas não herdarão o Reino de Deus. Mas o fruto do Espírito é: Amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra essas coisas não há lei. E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências (Gálatas, 5. 16-24).


O nosso maior inimigo a ser vencido não é o Diabo, nem tão pouco o mundo com o seu sistema atrativo; e sim a nossa própria carne. A nossa natureza carnal é propensa ao pecado, e pode nos levar a um caos moral, o apóstolo Paulo traça um paralelo entre a carne e o Espírito e nos mostra que esta guerra é constante. Jesus certa vez disse aos seus discípulos: Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca (Mt.26.41). 

Às vezes as pessoas querem justificar o seu erro dizendo: Eu não sou de ferro, e a carne é fraca. Porém, podemos vencê-la, alimentando o nosso espírito com a palavra de Deus e andando no Espírito; porque nessa luta vence quem estive mais alimentado. 

A nossa maior vitória é quando conseguimos vencer a nós mesmos, o nosso ego muitas vezes impede que isto aconteça. Temos uma frase que diz: "Homem, vence a ti mesmo". Vencer a nossa carne em um mundo cheio de fantasias e atrativos, se constitui um grande desafio para nós.


CLASSIFICAÇÃO DAS OBRAS DA CARNE.

As obras da carne envolvem os prazeres mundanos e nos convida ao pecado.

A nossa natureza pecaminosa nos incentiva a viver em concupiscências, luxúria, desejos e paixões incontroláveis. Paulo na sua carta aos gálatas cita dezesseis manifestações das obras da carne, as quais podemos  classifica-las em cinco grupos.  


1. RELACIONADAS A PRATICA SEXUAL.


- PROSTITUIÇÃO.

“Prostituição” (no grego pornéia), isto inclui imoralidade sexual de todas as formas. Bem como: Revistas, quadros, publicidades e filmes pornográficos. A imoralidade sexual se constitui um dos pecados mais grave, visto que está ligada diretamente a intimidade do nosso corpo.


- IMPUREZA.

A impureza geralmente está ligada a pratica da prostituição (Efésios, 5.3). A impureza parte de uma mente poluída, cheia de malícias e maldades. Isto inclui pecados sexuais, atos pecaminosos e vícios, inclusive maus pensamentos e desejos pecaminosos do coração.


- LASCÍVIA.

É uma palavra que tem haver com sensualidade. É a pessoa seguir sua paixões e desejos sensuais a ponto de perder a vergonha e a decência  por coisas censuráveis. Lascívia tem haver também com libertinagem. Quando uma pessoa perde totalmente o pudor e se torna libertina a praticas censuráveis.


2. RELACIONADAS A PRATICA DA ADORAÇÃO.


- IDOLATRIA.

A idolatria tem haver com adoração a imagens, a pessoas, ídolos, objetos e devoção a pessoas ou instituições, como se tivessem autoridade igual ou maior que Deus e sua palavra. Esta pratica no Antigo Testamento, geralmente envolvia orgias sexuais.


- FEITIÇARIA.

A feitiçaria envolve evocação aos espíritos, espiritismo, magia, cartas de tarô, adoração direta aos demônios, além de usos de entorpecentes e outros materiais usados na pratica da feitiçaria.


- HERESIAS.

Tem haver com facções, pessoas que distorcem a verdade de Deus, formam grupos dividindo a congregação, formando conluios egoístas indo de encontro a governos, que destrói a unidade de uma igreja ou comunidade social.


3. RELACIONADAS A PRATICA DA VIOLÊNCIA.


- IRAS.

Tem haver com pessoas violentas, cheia de fúria, explosiva, sem controle emocional, que irrompe através de palavras e ações violentas.


- PELEJAS.

Tem haver com pessoas egoístas, cheias de ambições. Estas pessoas são violentas, capazes de prejudicar e destruir tudo que estiver em sua frente por causa do poder.


- PORFIAS.

Tem haver com discórdia, brigas, oposição, lutas por superioridade, ganancia pelo poder e coisas semelhantes.


- HOMICIDIOS.

Atos de violência contra o próximo, a ponto de matar por perversidade e muitas vezes com requintes de crueldade.


4. RELACIONADAS A RELACIONAMENTOS INTERPESSOAIS.


- INIMIZADES.

A inimizade parte de um coração cheio de intenções fortemente hostis, dominado pelo ódio. Isto tem haver com antipatia, discórdia e extrema desunião.


- EMULAÇÕES.

Tem haver com ciúmes, parte de um coração cheio de ressentimentos, amarguras e inveja do sucesso do outro.


- DISSENSÕES.

São ações que causam divisões e distorce toda uma comunidade, trazendo falsos conceitos e causando desunião entre o povo.


- INVEJAS.

Um sentimento de inferioridade, incapacidade de ser ou possuir algo e querer desmerecer e destruir quem tem. São pessoas que tem antipatia e ressentimentos contra outra pessoa que possui algo que ela queria e não tem. O coração com saúde é a vida da carne, mas a inveja é a podridão dos ossos (Pv.14.30).


5. RELACIONADAS AOS VÍCIOS.


- BEBEDICES.

Vicio em bebidas alcoólicas, a ponto de perder o controle das faculdades  físicas e mentais por meio de bebidas embriagantes.


- GRUTONARIAS.

Tem haver com a compulsão de vícios em diversões, festas, com comidas e bebidas de modo extravagante e desenfreado, envolvendo também drogas, orgias e coisas semelhantes.


O FRUTO DO ESPÍRITO SANTO.

O Espírito Santo desenvolve o seu fruto em nós à medida que nos aproximamos de Deus e buscamos ter uma vida de santidade e comunhão. A palavra fruto no singular significa dizer que, o fruto do Espírito é apenas um, que está dividido em nove partes.


CLASSIFICAÇÃO DO FRUTO DO ESPÍRITO.


1. RELACIONADOS A DEUS.


- FÉ.

Tem haver com Fidelidade, lealdade constante e inabalável a alguém com quem está unido por promessa, compromisso, aliança e honestidade. Mas o justo viverá da fé; e, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele (Hebreus 10.38).


- AMOR.

O mesmo que caridade, que é o interesse e a busca do bem maior de outra pessoa sem nada querer em troca. Este amor está primeiramente relacionado a Deus, o qual devemos amar de todo o nosso coração, de toda nossa alma, e de todo nosso poder (Dt.6.5). Este amor está derramado em nosso coração pelo Espírito Santo (Rm.5.5; ICo.13; Ef.5.2; Cl.3.14).


- GOZO.

Sentimento de alegria baseada no amor, na graça, nas bênçãos, na esperança e na presença de Deus. Este gozo vem de Deus, gerado pelo Espírito Santo. Diz o texto sagrado: E os discípulos estavam cheios de alegria e do Espírito Santo (Atos, 13.52).


2. RELACIONADOS AO PRÓXIMO.


- LONGANIMIDADE.

Tem haver com paciência. Uma pessoa que tem essa virtude é perseverante, paciente, tardio para irar-se e não entra em desespero com facilidade, mesmo que seja provocada.


- BENIGNIDADE.

É uma qualidade de uma pessoa benigna, ela age de forma para não magoar ninguém, nem lhe provocar sofrimento. Ou seja, uma pessoa benigna é uma pessoa sem malícia, ela está sempre buscando o bem de todos.

  

- BONDADE.

É o contrario da maldade, e repulsa ao mal, é o amor em ação se expressando através de atos de bondade e zelo pela verdade. Os passos de um homem bom são confirmados pelo SENHOR, e ele deleita-se no seu caminho (Salmos, 37.23).


2. RELACIONADOS A NÓS MESMOS.


- PAZ.

“Paz” (no grego eirene) tem haver com quietude de coração e mente, mesmo que as circunstâncias sejam desfavoráveis. Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti (Isaías, 26.3).


- MANSIDÃO.


Tem haver com Moderação e está associada à força e à coragem; descreve alguém que pode irar-se com equidade quando for necessário, e também humildemente submeter-se quando for preciso. Não confundir mansidão com covardia.


- TEMPERANÇA.


É ter autocontrole ou domínio sobre nossos próprios desejos e paixões. É a capacidade de não dá vazão aos impulsos da nossa carne, de superar e não perder  o controle da situação.


CONCLUSÃO:

A luta da carne contra o Espírito só terá fim quando deixarmos de existir, enquanto estamos vivos essa guerra é inevitável. Todavia, a melhor maneira de vencermos a carne é nos submetermos ao Espírito e deixar que ele nos domine. Paulo diz: Digo, porém: Andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne. Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito (Gálatas, 5.16, 25).

Para vencermos o conflito existente entre a carne e o Espírito, precisamos tão somente nos encher do Espírito Santo e crucificar a nossa carne com suas paixões e concupiscências (Gl.5.24; Ef.5.18). Permita que o Espírito Santo guie você pelo caminho da santidade, de maneira que Ele controle todos os seus desejos e que o fruto seja evidenciado em sua vida. Amém!


Fonte: Josué Barbosa

LEIA MAIS

Dez recomendaçõe bíblicas para um ano feliz

Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha conquistado; mas tomo a seguinte atitude: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que estão adiante de mim, prossigo em direção ao alvo, a fim de ganhar o prêmio da convocação celestial de Deus em Cristo Jesus (Filipenses, 3.13,14). 


Mais um ano se passou, e com ele ficaram as marcas da nossa história, o que passou ficou para trás, a nossa proposta é seguir adiante em busca de novas conquistas e objetivos. Confiando sempre em Deus nós havemos de vencer os próximos desafios que virão. É bom sempre repetir com apóstolo Paulo: Esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que estão adiante de mim, prossigo em direção ao alvo, a fim de ganhar o prêmio da convocação celestial de Deus em Cristo Jesus (Fp.3.13,14). 

A cada novo ano, traçamos planos, fazemos projetos, determinamos metas, e estamos sempre correndo em busca do sucesso. Muitas vezes enchemos a nossa agenda com tantos nomes, compromissos e convites, mas nos esquecemos de colocar Deus na primeira página, como nosso primeiro compromisso. Uma coisa é certa, se colocamos Deus no começo (em primeiro lugar dos nossos planos), o final será bem sucedido. Muitos começam bem, mas não terminam. 

Para quem acredita e credita em Deus a sua confiança, há uma promessa de Deus na sua palavra que diz: Tu, porém, vai até o fim; porque repousarás e estarás na tua sorte, no fim dos dias (Daniel, 12.13). Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio e cuja esperança está posta no SENHOR, seu Deus (Salmos, 146.5). 

A bíblia, o livro de Deus, está cheio de promessas e recomendações de Deus para o homem. É impossível a bíblia não se cumprir, visto que ela é a palavra de Deus. A bíblia é um livro antigo, porém as suas mensagens são sempre atual. Os anos se passam, os tempos mudam, as pessoas se vão, mas a palavra de Deus permanece para sempre. 


1. DEVEMOS ANDAR NA PRESENÇA DE DEUS.

Eu sou o Deus Todo-poderoso; anda em minha presença e sê perfeito (Gênesis, 17.1).

Não me lances fora da tua presença e não retires de mim o teu Espírito Santo (Salmos, 51.11).

Se a tua presença não for conosco, não nos faça subir daqui (Êxodo, 33.15).


2. DEVEMOS BUSCAR AO SENHOR.

Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto (Isaías, 55.6).

Quando tu disseste: Buscai o meu rosto, o meu coração te disse a ti: O teu rosto, SENHOR, buscarei (Salmos, 27.8).


3. DEVEMOS CLAMAR AO SENHOR.

Clama a mim, e responder-te-ei e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes (Jeremias, 33.3).


4. D7. DEVEMOS PROCURAR NOS APRESENTAR A DEUS APROVADOS.

Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade (II Timóteo, 2.15).


8. DEVEMOS PREGAR O EVANGELHO A TODOS EM TODO TEMPO.

Conjuro-te, pois, diante de Deus e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu Reino, que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo... (II Timóteo, 4.1,2).

Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura (Marcos, 16.15).


9. DEVEMOS GUARDAR O QUE TEMOS.

Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa (Apocalipse, 3.11).

Guarda o bom depósito pelo Espírito Santo que habita em nós (II Timóteo, 1.14).


10. DEVEMOS NOS PREPARAR PARA NOS ENCONTRAR COM DEUS.

Prepara-te, para te encontrares com o teu Deus (Amós, 4.12).

Vigiai, pois, porque não sabeis o Dia nem a hora em que o Filho do Homem há de vir (Mateus, 25.13).EVEMOS NOS APROXIMAR DE DEUS.

Chegai-vos a Deus, e Ele se chegará a vós... (Tiago, 4.8).

Mas, para mim, bom é aproximar-me de Deus; pus a minha confiança no SENHOR Deus, para anunciar todas as tuas obras (Salmos, 73.28).


5. DEVEMOS NOS SANTIFICAR.

Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade (João, 17.17).

Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver (I Pedro, 1.15).


6. DEVEMOS AMAR MAIS A DEUS E DESPREZAR O MUNDO.

Amarás, pois, ao SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu poder (Deuteronômio, 6.5).

Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele (I João, 2.15).

Fonte: Josué Barbosa

LEIA MAIS

O desejado de todas as nações

 

Porque assim diz o SENHOR dos Exércitos: Ainda uma vez, daqui a pouco, e farei tremer os céus, e a terra, e o mar, e a terra seca; e farei tremer todas as nações, e virá o Desejado de todas as nações, e encherei esta casa de glória, diz o SENHOR dos Exércitos (Ageu, 2.6,7).


Jesus veio à terra para iluminar as nações que estavam em trevas e sobre o domínio de satanás, ele cumpriu sua missão quando rendeu a sua vida na cruz, e declarou: Estar consumado. Com esta declaração foi aberta a porta da salvação e o caminho da reconciliação do homem com Deus. 

Apesar de muitos não darem importância ao sacrifício de Jesus em favor da humanidade, o seu sacrifício não foi em vão. 

No decorrer dos séculos muitos homens surgiram na história, e atraíram milhões de pessoas. Mas eles não puderam solucionar os problemas das pessoas, nem tão pouco lhes conceder perdão, libertação e salvação. Porém Jesus Cristo é o único que tem a solução para todas as raças, tribos, povos, línguas e nações. Por isto Ele é Deus, o Emanuel, o Messias esperado, o Cristo ressuscitado, O DESEJADO DE TODAS AS NAÇÕES.
PROFECIAS REFERENTES A JESUS, O DESEJADO DAS NAÇÕES.

O cetro não se arredará de Judá, nem o legislador dentre seus pés, até que venha Siló; e a ele se congregarão os povos. Gn.49.10.

Vê-lo-ei, mas não agora; contemplá-lo-ei, mas não de perto; uma estrela procederá de Jacó, e um cetro subirá de Israel, que ferirá os termos dos moabitas e destruirá todos os filhos de Sete. Nm.24.17.

O SENHOR, teu Deus, te despertará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, como eu; a ele ouvireis. E será que qualquer que não ouvir as minhas palavras, que ele falar em meu nome , eu o requererei dele. Dt.18.15,19.

Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra. Jó.19.25.

Portanto, o mesmo Senhor vos dará um sinal: eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel. Is.7.14.

Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre os seus ombros; e o seu nome será maravilhoso, conselheiro, Deus forte, pai da eternidade, príncipe da paz. Is.9.6.

Porque brotará um rebento do tronco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará. E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, e o Espírito de sabedoria e de inteligência, e o Espírito de conselho e de fortaleza, e o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR. Is.11.1,2.

Reinará um rei com justiça, e dominará os príncipes segundo o juízo. E será aquele varão como um esconderijo contra o vento, e como um refúgio contra a tempestade, e como ribeiros de águas em lugares secos, e como a sombra de uma grande rocha em terra sedenta. Is.32.1,2.

E tu, Belém de efrata, posto que pequena entre milhares em Judá, de ti me sairá o que será Senhor em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade. Mq.5.2.

Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que o teu rei virá a ti, justo e salvador, pobre e montado sobre um jumento, sobre um asninho, filho de jumenta. Zc.9.9.
                          
OS TRÊS OFÍCIOS DE JESUS ( Mt.2.11 ).

Rei.              Ouro -       Nos fala da sua realeza.   Zc.9.9.
Sacerdote.    Incenso -   Nos fala do seu ofício.    SL.110.4.
Profeta.        Mirra -      Nos fala da sua missão.   Dt.18.15.

SETE CARACTERÍSTICAS DO ADVENTO DO MESSIAS ( Is.9.1-7 ).

Esperança. Ver.1.
Luz. Ver.2.
Alegria. Ver.3.
Liberdade. Ver.4.
SalvaçãoVer.5.
Reino. Ver.6.
Paz. Ver.7.

CONCLUSÃO:
Jesus Cristo é o Senhor e Salvador de todos os povos. Ele é: Nosso Salvador, nosso Senhor, nosso mediador, o Sumo sacerdote da nova aliança, A fiel testemunha, o príncipe dos reis da terra, o primogênito dos mortos, o regente das nações, a Raiz e a Geração de Daví, a resplandecente Estrela da manhã, o Leão da tribo de Judá, o Rei dos reis e Senhor dos senhores, o Alfa e o Ômega, o apóstolo da nossa salvação, a Esperança de todas as gerações, enfim, ele é O DESJADO DE TODAS AS NAÇÕES. Aleluia!


LEIA MAIS

O final dos Tempos ( Escatologia )

em sexta-feira, 5 de agosto de 2022


I. Período de tribulação:
1.     Tribulação. Mateus 24:9, 29.

2.    Grande Tribulação Mateus 24:21; Ap, 7:14
3.     Tempo de Angústia para Jacó, Jr. 30:47; Dn. 12:1
4.     Dia de Purificação para Israel. Zc. 13:8,9; Ml. 3:3
5.     Dia do Senhor. Jl. 1:15
6.     Grande dia do Senhor. Sf, 1:14-18
7.     Hora da provação Ap.3:10
8.     Grande dia da ira de Deus sobre as nações Ap.6:15-17 Is.26:20,21; 34:1,2.
Resumo:
Será o Juízo sobre Israel.
Será o juízo sobre as nações incrédulas.
II. Duração desta época.
1.     Daniel é a chave para entender o apocalipse.
2.     A profecia das 70 semanas Dn.9:24-27 destacam fatos importantes.
- Tudo é sobre o povo de Israel.
-         Tua cidade
-         Fala de um período de 70 semanas, que são divididas em três partes: 7 semanas, 62 semanas - v.25, 1 semana  - v.27.
3. A ordem para reedificar Jerusalém, marca o início das 70 semanas; v.25

4. O fim das 69 semanas é marcado pela vinda do Messias v.25
5. Dois príncipes são mencionados aqui: Ungido Príncipe v.25, Um príncipe v.26 7:8, Pequeno Chifre.
6. Um intervalo entre as 69 semanas e a 70ª semana.
7. A 70ª semana ! a última iniciará com a aliança. V.27.

III ! Os acontecimentos na tribulação Ap.6-19.
1.     O julgamento dos selos. 6:1,2
I !O Primeiro Selo parece ser Cristo. Há irmãos que defendem esta ideia: Cavalo Branco Ap.19:11, Coroa Ap.19:16, Vencedor Ap.17:14.

Mas não pode ser Cristo! Cristo está nos céus abrindo os selos. Não faz sentido Cristo vir trazer paz, depois guerra. Cristo só virá no fim da grande tribulação. Este cavaleiro é o anticristo .

A ideia aqui também é parecer igual, se colocar no lugar, ou ao lado. Ele vem em lugar de Cristo. Ele vem estabelecer uma aliança de !Paz? com Israel Dn.9:27 mas depois ele quebra esse pacto. Ele vem como vencedor, mas já é derrotado Gn.3:15; Ap.19:20. O Nome anticristo = Contra Cristo; Pseudo-Cristo = em lugar de Cristo
Pequeno cifre Dn.7:1-28 8,21,24,25.   O anticristo será um Rei.

Besta Ap.13:1-10; Ap.13:11-18. 666 Será contra Deus, Idólatra, Talvez um Judeu.

NOTA: O primeiro selo é a vinda do anticristo como vencedor no cavalo branco, porque este tempo é o reinado dele. É uma simulação do reinado de Cristo, que virá depois.
II O Segundo Selo, Ap 6.3,4

Cavalo Vermelho = Guerra. Tirará a paz da terra. Homens se matarão. Mortes á espada.
Nota: no primeiro selo, o anticristo vem com suposta paz que terá pelas conquistas no mundo todo, mas, este 2.º selo vem tirar a suposta paz, com a verdadeira guerra.
Isto foi profetizado por Cristo: Mt.24:6,7,8; E pelo apóstolo Paulo I Ts.5:3-6

III. O Terceiro Selo, Ap 6.5,6
Cavalo Preto = FOME

Nota: por causa da guerra que vem com a abertura do 2.º selo, haverá !fome? em toda a terra, com escassez e racionalização de alimentos. Simbolismo deste selo:
Balança ! racionalização de alimentos
Denário ! salário de um trabalhador comum, por um dia Mt.20:1,2

Uma medida de trigo ! quantia de alimento suficiente para um dia p/pessoa

Três medidas de cevada ! alimentos mais barato, para os pobres

Vinho e azeite ! alimentos para ricos, mas por serem caros, ficarão intactos.

IV O Quarto Selo ! Ap 6.7,8
Cavalo amarelo = morte. Com autoridade para matar ¼ da terra com: espada, mortandades, fome, e feras.
V. O Quinto Selo, Ap 6.9-11

Com almas debaixo do altar.
a)     quem são estas almas? V.9. São os crentes martirizados na tribulação por causa de seu testemunho. Se converteram após o arrebatamento da igreja, e quando morreram foram para o céu.

b)     pedem vingança v.10 por suas vidas, por terem sido martirizados pelos homens cruéis incrédulos, suplicam ao Deus Justo e Soberano,

c)     ganham vestes brancas. V.11 É símbolo de pureza e de paz, agora estão no céus, ao lado de Cristo.

d)    Pedem vingança v.10. Porque Deus também é justiça. É necessário repousar e esperar um pouco ± 6 anos . Vão esperar até todos os demais serem martirizados. Cristo fará Justiça logo! Ap. 20:11-15

e) Conservos e irmãos; conservos são gentios crentes, irmãos são judeus crentes, V.11.

f)Por quê debaixo do altar? Altar é lugar de sacrifício v.9. Estes crentes foram martirizados, sacrificados por causa do seu testemunho

VI. O Sexto Selo, Ap 6.12-17
Catástrofes ! 6.12-17 - Grande terremoto, Sol escurecerá, Lua avermelhada, Estrelas caem, Céu se recolhe, Montes e ilhas mudam-se de lugar, Pessoas se escondem da ira de Deus, Pessoas procuram a morte.

Intervalo antes do 7 Selo
1. Instrumentos de Suspensão do Juízo: 4 anjos segurando os quatro ventos da terra. Cap 7: 1 anjo do oriente (1) (nascente do sol) ordena aos 4 anjos para não trazer Juízo por algum tempo. Vs. 2 e 3. Sem Juízo nos quatro cantos da terra até que sejam selados os escolhidos.

2.Propósitos da suspensão dos Juízos: Para que seja selado os 144.000 v.3
VII O Sétimo Selo

Suspense ! Silencio por meia hora no céu v.1 Cap 8: Propósito: Suspense por causa dos seis selos já passados e agora que tipo de tribulação virá? Demonstração da Graça de Deus e Sua Misericórdia.

1.Sete anjos com sete Trombetas v.2. Anjos aqui são criaturas Celestes que estão a serviço de Deus aplicando Juízo. Como: Ex.12:13,23 ! Egito; Gn.19:13 ! Sodoma e Gomorra ; At.12:23 !Herodes

Trombetas: Anúncio de grandes eventos catastróficos ou poderosos; Na destruição de Jerico ! Js. 6:29; Na Segunda vinda do Senhor ! I Ts.4:16;

2.O anjo com as orações dos santos. Vs. 3-6. Oferece no altar as orações dos santos.  
  Não indica de que época, pode ser de todas as épocas. As orações tiradas para a terra v.5;As orações dos santos são ouvidas. Vem mais um juízo aos ímpios: trovões, terremotos, vozes, relâmpagos.

O sétimo selo traz as 7 trombetas.

Primeira Trombeta, v. 7: Devastação ecológica; Um terço de todo verde é queimado; Queima com saraiva, fogo misturado com sangue; Tudo isto é literal, aconteceu no Egito. Ex.9:22-26.

Segunda Trombeta: Devastação marítima: 

Uma montanha fumegante (vulcão) atirada aos mares, 1/3 do mar em sangue; 1/3 dos animais marítimos são mortos; 1/3 das embarcações destruídas.

Terceira Trombeta: Devastação nas águas doces v.10,11
Cai do céu uma grande estrela fumegante; Absinto- madeira de sabor amargo; 1/3 das águas doces se tornaram amargas; muitos homens mortos por estas águas.

Quarta Trombeta: Devastação Astrológica: 1/3 do sol escurece; 1/3 das estrelas escurecem; Sem luz de dia e nem de noite!
v.13 ! prenúncio dos três ais; As três próximas estrelas serão três ais. Ai! Ai! Ai!  !!!

Quinta Trombeta: Cap 9 : A praga dos gafanhotos do abismo; De onde ele vem? V.1,2,3; Do poço do abismo; É um lugar de aprisionamento; II Pd.2:4 ! anjos caídos; Ap.11:7 ! besta e Ap.17:8; Ap.20:1-3 ! Satanás por 1000 anos. É provavelmente um departamento no inferno.

- Estes gafanhotos saem do poço do abismo onde estão presos junto a besta e os anjos caídos (demônios). Quem os solta do Abismo ! vs.1,2: uma estrela caída; não está caindo, já tinha caído; Ela recebe as chaves do poço do abismo; Quem é esta estrela caída? Poderá ser uma estrela mesmo, Ap. 8:12;

 Pode se referir a um anjo, Ap 1:20; Pode ser satanás: 15.14:12-15; Lc 10:18; Ap. 9:11 ! O Anjo do Abismo; O Rei do Abismo: SEU NOME : Abadom - Hebraico DESTRUIDOR, Apolion - Grego DESTRUIDOR.

A DESTRUIÇÃO PELOS GAFANHOTOS. VS 3-6. Poder como o dos escorpiões . V.3; Não destruirão o verde. V.4; Atormentarão os ímpios. V.4; OS QUE NÃO TEM O SELO DE DEUS. Nesta época os selados serão os 144.000 AP. 7:4; 

Por cinco meses . v.5; Os homens se suicidarão, mas não vão morrer.  V.6. A DESCRIÇÃO DOS GAFANHOTOS. COMO = SEMELHANTE, Como cavalos de guerra . v.7; Rostos como de homens. v.7; Cabelos como das mulheres. v. 8; Dentes como dos leões. v.8; Asas som como muitos carros. V.9; Couraça de ferro. V.9; Caudas como escorpiões. V.10. 

Dor pelos ferrões por cinco meses; Seu Rei é o anjo do Abismo v.11
AINDA TEM MAIS DOIS !AIS? v.12.

A Sexta Trombeta - Ap 9:13-21
PRAGA DOS CAVALEIROS
1) A ORDEM PARA A PRAGA . VS.13-15: o altar de ouro nos céus . v.13; mostra que há um templo no céu; Ap. 8:3,4 ; ap .11:1; Ap. 6:9, 16:7 * este altar é o local onde está o trono de Deus. HEB. 9:23,24; Do Altar sai uma voz. Vs.13,14; Do Pai ou do Filho. Ordem para soltar os anjos presos. Estes 4 anjos estão presos na região do rio Eufrates.

* OS 4 ANJOS. Não são anjos santos !presos?; São anjos caídos presos por Deus; Neste lugar para exercerem juízo na tribulação; Deus ordenou a soltura destes anjos caídos para através deles EXECUTAR JUIZOS, no local, dia e hora exatos . v.15

A Descrição dos Cavalheiros VS. 16 ? 17; o número deles . v.16: 20.000 x 10000 = 200.000.000 DUZENTOS MILHÕES. Cavalos e Cavaleiros; Aparência deles, v.17; COURAÇA ! FOGO ? JACINTO ? ENXOFRE : FOGO: Cor avermelhada; JACINTO: Cor escuro, cor de fumaça; ENXOFRE: Amarelado. Cabeças: Como de leões: Bocas ! Saia : Fogo, fumaça, enxofre
NOTA : Estes cavalos e cavaleiros são infernais, tanto como os gafanhotos da Quinta trombeta . Os cavalos não são NORMAIS . Os cavaleiros não são homens . Eles vêm dos quatro (4) anjos caídos presos . 

3) O JULGAMENTO: (A PRAGA) . Vs 18, 19: MATANÇA de (um terço dos homens); CAUDAS dos cavalos, como as serpentes; CABEÇA ? causam dano; Eles vão matar e atormentar as pessoas;
NOTA: Enquanto os gafanhotos só atormentam, os cavaleiros e matam.
4)O RESULTADO NOS QUE NÃO MORRERAM. Vs 20, 21: Não se arrependeram; das obras más; da idolatria; dos assassinatos; das feitiçarias; da prostituições, nem dos roubos.

INTERVALO ENTRE A SEXTA E A SÉTIMA TROMBETAS:

I ! JOÃO E O LIVRINHO : 10 : 1 a 11
1-     O anjo, Vs. 1, 2, (OUTRO ANJO) Não é nenhum dos já referidos, nem também um dos 7 que tocam as trombetas :

2-A aparência deste anjo: envolto em nuvem; arco-íris sobre a cabeça; rosto como de sol; pernas como fogo

 PARECE SER JESUS: rosto 1:16; pés 1:15; poder I Cor 10:26; Desce do Céu, V 1, aparência gloriosa V, 1; envolto em nuvem, Dan 7 :13, I Tess 4:17; MAS NÃO PODE SER JESUS : Anjos descem do Céu, 6 : 2, Eles tem aparência gloriosa, 4:6, 7. 

Jesus virá nas nuvens no fim da tribulação e no arrebatamento, I Tess 4 : 17 ; Sal 104:3; O Anjo aqui jurou por Jesus, Vs, 5, 6; (QUEM É ESTE ANJO?): Pode ser o arcanjo Miguel, Dan 12 : 1;

3 A MENSAGEM DO ANJO : Tem consigo um livrinho aberto, 5 : 1, talvez seja o livro selado com 7 selos. O QUE ELE DIZ : Quando bradou, 7 trovões, falaram coisas secretas, V,4: Falou sobre o cumprimento do MISTÉRIO DE DEUS, Vs 5-7; Mistérios na Bíblia : 
Não é algo misterioso ; é algo não revelado anteriormente . EXEMPLOS : O Apocalipse, a igreja, Efes 3:3-10 ; O reino de Deus, Mat 13 : 11 ; O arrebatamento, I Cor 15 : 51, 52. QUAL É O MISTÉRIO AQUI A SER REVELADO ! v, 7 ; Duas pistas : PRIMEIRA PISTA : O que diz a sétima trombeta Apoc 11 : 15-17 , fala sobre Cristo, O Rei, tomando posse do seu reinado . SEGUNDA PISTA : O que foi anunciado aos servos e profetas : Daniel : Dan 2 : 44 ; 7 : 18; ISAIAS : Isa 9 : 6,7 ; 32 : 1; JEREMIAS : Jer 33 : 1 ! 21; DAVI : II Sam 7 : 8-16

NOTA DO V, 7 = O mistério de Deus que estava oculto em outras eras, e que foi anunciado aos Profetas e servos, e que agora após a SÉTIMA TROMBETA será revelado é o Reino ETERNO que pertence a Cristo, e logo Ele tomará posse.

3-JOÃO COME O LIVRINHO = Vs 9-11. A VOZ = Deve ser do Senhor Jesus. A ORDEM = é para tomar o livro da mão do anjo; A ORDEM DO ANJO = é para João devorar o livrinho aberto. Doce na boca ! amargo no estômago : Sal 119 : 103 ; 19 : 10 . 

A palavra de Deus é doce, é gostosa de ler, mas muitas vezes sua interpretação e aplicação são amargos por causa dos resultados que traz.


AS DUAS TESTEMUNHAS - APOC. 11: 1 a 14
1.     A medida do templo.  Vs. 1,2
1)     O Santuário

Será o templo que será reconstruído na tribulação, em Jerusalém.

5 Templos na Bíblia: O de Salomão. I REIS. 9:1-3; O de Esdras Esd. 6: 14-15; O de Herodes.  Marc. 11: 15-19; O do Anticristo . Dan. 9:27; Mat. 24:15; II Tess. 2: 3,4; . O do Milênio: Ezeq. 43: 6,7

NOTA: No Cap.11 chega o meio da tribulação, já se passaram 3 ½ anos. A gora o anticristo a besta mostra seu verdadeiro caráter iníquo.

POR QUE NÃO É PARA MEDIR O ÁTRIO ! V,2: Porque Jerusalém será pisada
Por mais 3 ½ anos, quando será terminado o Tempo dos Gentios.  LC. 21:24

REFERÊNCIAS AO MEIO DA TRIBULAÇÃO: 42 MESES - APC.11:2; APC.13:5; 1260 DIAS - APC.12:6; Um tempo, dois tempos, metade de um tempo. APC.12:14 ; DN. 7:25 ; 12: 7;
I DOIS I     TEMPOS I
      3 ½             3 ½                Metade de um Tempo.
I________I____________I
    1 TEMPO
        7 ANOS
3 ½ ANOS = 42 MESES =1.260 DIAS
12 MESES 42 MESES
12 MESES
12MESES X 30 DIAS CADA MÊS
 6 MESES
     42 MESES 1.260 DIAS

IDENTIFICAÇÃO DAS DUAS TESTEMUNHAS: Vão testemunhar por 1.260 dias, 3 ½ anos que ainda restam. V.3; OLIVERIAS: Sig. Consagração v.4; CANDEEIROS : Sig. Luz da verdade divina ZC. 4 : 1-3 ; 11 ? 14; Tem poder : v.5,6, Matar os inimigos, Trazer seca (não chover); Mudar água em sangue; Ferir a terra com flagelos. QUEM PODE SER? Alguém que não morreu. Heb. 9:27; ENOQUE ! GN.5:21-24; ELIAS - II RS. 2: 9-11; Alguém que seja profeta; Ap. 11:3; 11:10; 

Alguém que tenha tido ministério como no v.6.; fazer não chover; ELIAS: Tg. 5:17, 18; MUDAR ÁGUA EM SANGUE - MOISÉS : EX. 7:17 ! 20; ENOQUE: Não foi profeta, Não teve ministérios como no v.6; ELIAS : 

Foi profeta e Teve ministérios como no v.6 e Não experimentou a morte; MOISÉS : Foi profeta e Teve ministério como no v.6 e experimentou a morte (mas Deus guardou o corpo dele) Jud .9; ELIAS E MOISÉS : Apareceram na Transfiguração .  Mat 17:3


O MINISTÉRIO DAS DUAS TESTEMUNHAS: Vão concluir seu trabalho v.7; II Tim 4: 7,8. TESTEMUNHAR é Evangelizar com a vida; Testemunhar sobre a morte e ressureição do Senhor JESUS . I Cor 15: 1-4; Evangelizar com a morte . v.7. EXS. O ladrão na cruz . LC.  23:39-43; Os mártires do VT. Heb. 11: 32-90; Abel. HB 11:4; Mártires Cristãos. 

A PALAVRA MARTIR SIGNIFICA TESTEMUNHO

A MORTE DAS DUAS TESTEMUNHAS: A BESTA AS MATARÁ VS.7-9: AP. 13 : 1 do mar; AP. 13 : 11 da terra; AP. 11: 07 do abismo COM PODER DE SATANÁS.

A EXPOSIÇÃO DOS SEUS CORPOS: não serão enterrados v.9; expostos na praça da cidade; Sodoma ! imoralidade . 11 : 8; Egito ? mundanismo . 11 : 8; Jerusalém ! Senhor crucificado; 15. 1:9,10; AP.17:5; Jerusalém = Sodoma/ BABILÔNIA = ROMA

A FESTA CARNAVALESCA NA TRIBULAÇÃO: 9-10: Se alegram; Terão festas; Mandarão presentes.

DEMONSTRA UMA VIDA ÍMPIA E UM CORAÇÃO DURO. NÃO QUISERAM DAR OUVIDOS À MENSAGEM DESTAS TESTEMUNHAS .

A RESSUREIÇÃO DAS TESEMUNHAS: Espírito de Vida . Gen.2:7; A VÓZ DE DEUS . V.12; Terremoto; 1/10 da cidade morre; deram glória a Deus. 
 
A SÉTIMA TROMBETA Ap.11:15-19
1) O anúncio do REINO DE CRISTO: Aqui é apenas um anúncio do reino milenar

De CRISTO, que iniciará dentro de 3 anos e meio; AP.19:11,1; 20: 1-6; A adoração dos 24 anciãos. Vs.16-18; A arca e o 3o Ai, v.19; arca era o lugar onde Deus se manifestava ao povo de Israel; a arca ficava no tabernáculo. EX.40 :21; a arca ficava no Templo. II CR: 35:3; a arca sumiu Jer. 3:16; a arca reaparece no templo do céu AP. 11:19.

O 3o Ai v.19 ! RELÂMPAGOS - VOZES - TROVÕES - TERREMOTO - GRANDE SARAIVADA

Características do fim de juízo (dos 7). Sete Selos. Sete Trombetas. Sete Castiçais 8:5;11:19;16:18
CAPÍTULO 12 - O MEIO DA SEMANA

1. Sinais no céu: A mulher vestida do sol. 12:1,2,5,6. A descrição desta mulher: vestida do sol; lua debaixo dos pés; coroa de 12 estrelas na cabeça; grávida sofrendo dores de parto.

A IDENTIFICAÇÃO DESTA MULHER: comparar vx.1,2 com GN.37:9.10; as figuras aqui são de esplendor e glória; Sol,lua estrelas; RM . 9: 1 a 5 - (ISRAEL); O Filho desta mulher. Vs. 5,6 ou grupo escolhido, especial . Ose 11: Varão, Regerá as Nações, Arrebatado ao céu ao seu trono, Comparar com IS 9:6,7 E SL.2:

Nota: O FILHO DESTA MULHER SÓ PODE SER CRISTO, O MESSIAS. ESTA MULHER É ISRAEL DE ONDE VEIO O CRISTO.

1) O GRANDE DRAGÃO VERMELHO . 12:3,4

IDENTIFICAÇÃO DO DRAGÃO. V.3: Vermelho comparar com: Sete cabeças AP. 13:1; Dez chifres; Besta, Sete diademas, dez chifres, dez diademas, sete cabeças, nomes feios.
A OBRA DO DRAGÃO . V.4: arrasta 1/3 das estrelas com a cauda; deseja devorar o filho da mulher. COMPARAR COM GN. 3:15 e MT.2:16-18.

V.9 ! DRAGÃO - MALDADE ? II CO.6:15; ANTIGA SERPENTE ! ENGANO ? GN. 3:1-6; DIABO ? ACUSADOR - AP.12:10;9; SATANÁS ? ADVERSÁRIO ! AP 12:9 ; I Pedro 5:8

2.A GUERRA NO CÉU . 12:7-12 - MIGUEL E SEUS ANJOS X O DRAGÃO E SEUS ANJOS. Satanás e seus anjos foram expulsos do céu: JÓ . 1:6,7 ; AP. 12:10. Nunca mais acusarão os filhos de Deus; Miguel e seus anjos venceram: PELO SANGUE DE CRISTO, PELO TESTEMUNHO, PELA PALAVRA. Alegria no céu; Desgraça na terra; Satanás está na terra, furioso, pois seu tempo é curto . Só mais 3 ½ anos!

CAP.13 AS DUAS BESTAS

I . A besta que sai do mar. 13:1 a 10
1. Sua característica: v.1 10 chifres; 7 cabeças; 10 diademas / comparar c/ AP. 12:3,4 / nomes de blasfêmias.
2. Sua identificação: AP. 17:3,7 A 12; V.9,10. 7Cabeças = 7 montes / 7 Reis v.11, A besta = um rei, v.12; 10 chifres = autoridade à besta. DN.7: 3-8, 16-24 v.3,17,23.  4 animais = 4 reinos; animal = 4 reino:
1)     ? LEÃO = BABILÔNIA
2)     - URSO = MEDO PERSA
3)     ? LEOPARDO = GRÉCIA
4)     ? TERRÍVEL = ROMA

EXPLICAÇÃO DO 4 ANIMAL - DN. 7 : 19-25, v.24. 10 chifres = 10 reis que se levantam em Roma. v.24 diz outro chifre = 1 rei que sai dos 10 e derruba 3 por isso 7 cabeças.
AP.13 : 1, V.25 ; Este rei é a besta que sai do mar em AP. 13 : 1 !10

CONCLUSÃO
A besta que sai do mar será um imperador romano no futuro no tempo da tribulação . Tudo indica que tem a ver com a confederação de 10 reis. Talvez seja a comunidade comum europeia.

3 - Seu poder - AP. 13 :1 ! 10. curado v.3 cf.    AP. 5:6; admirada e seguida . v.3
adorada v.4,8; fala c/ blasfêmia .  vs. 5 .6; cf. II Tess. 2:4,5; lutará contra os crentes. V.7; terá autoridade mundial. V . 7; será adorado pelos incrédulos . v.8
4 a explicação dos vs. 9,10, cf. MATEUS     24: 15 ! 26
Esta 1ª besta, é o ANTICRISTO, que agora no meio da tribulação, assume seu caráter maligno, DN . 9 : 27; II Tess . 2 : 1 ! 10
A       Duas BESTA e A BESTA QUE SOBE DA TERRA       AP. 13 : 11 ! 18.

(1) Sua identificação: v. II Outra besta : não é a mesma, não é da mesma essência da 1a .Do mesmo tipo. Diferenças : Dois chifres; Parece cordeiro; Fala como dragão
Ela vem inocente e pacífica, mas tem caráter terrível como dragão. ESTA BESTA É O FALSO PROFETA : Ap . 1 : 13 ; Ap. 19: 20 ;     Ap 20 :10. Com ela é formado a trindade satânica: Dragão , 12 : 3,4 anti deus; 1 besta,   13:1,4     anti Cristo; 2 besta,   13:11-15 anti espírito

2) Sua obra: vs.12 !16: Exerce autoridade da 1a besta; Faz as pessoas adorarem a 1a besta; Opera grandes sinais; Faz descer fogo do céu; Faz as pessoas construírem um imagem; Dá fôlego à imagem da besta; A imagem fala; A imagem mata os não adoradores; Faz as pessoas terem uma da besta; Para comprar; Para vender.
3) SUA MARCA 666 VS. 17,18. Número do seu nome; É número de homem; A marca irá : na mão direita. Ou na testa; A marca é para selar ou escravizar as pessoas sob o domínio do anticristo; A marca é da imagem da 1a besta, então a marca é do anti-Cristo.

                                            
COMO CALCULAR O NÚMERO DA BESTA! É número de homem; O No. 6 na bíblia é de homem; EX. 20:9, DN . 3:1. As letras gregas cada uma equivale a um número: A = 1    b = 2    g = 3    d = 4. As letras hebraicas e números romanos. Muitos á calcularam e acharam nomes, mas não havia provas de ser o anticristo ! NERO, HENRY KISSINGER, CALIGULA, PAPA, HITLER, ELLEN WHITE E MILHÕES DE OUTROS pelo computador. DEVEMOS NÓS CALCULAR? NÃO ! Mas, devemos estar atentos!

De homem significa UM HOMEM !
COMO O ANTICRISTO DEVE TER SEMELHANCA DE CRISTO: Talvez, idade de CRISTO ou AUTORIDADE PODER: Relembrar AP . 13:3-7
Não devemos ficar calculando , pois seria só hipóteses e julgamentos, pois não temos certeza se Deus mandou calcular com letras dos alfabetos! NA HORA CERTA O No.  FARÁ SENTIDO!
INTERVALO - AP .14 .

1) O CORDEIRO E OS 144.000 NO MONTE SIÃO .  1-5
1- No Monte Sião: Monte onde Jerusalém está estabelecida: IS. 2:3; II SM. 5:7; HB.   10:22

      2 ! O Cordeiro, JO. 1:29

      3 ? Os 144.000: os mesmos de AP. 7: 4 ! 8; selados nas fronte o nome de Deus. Oposto dos selados da besta: descrição do caráter deles . 4,5; a adoração deles ao cordeiro.2,3. No cap.7 eles estão na terra. No cap. 14 estão no céu isto Porque a obra deles terminou.

2        Os 3 anjos e suas mensagens . 6 ! 12
1)     O 1º Anjo 6,7: pregando o evangelho eterno. V ! 6; conteúdo da pregação: v.7; Temor a Deus; Gloria a Deus; Juízo de Deus

2) O 2o Anjo v.8: apenas um anúncio sobre o que descreve AP. 17, 18; A Destruição da Babilônia.
3) O 3o Anjo 9-12: Juízo sobre os adoradores da besta, AP. 20 : 11 ! 14, 15       19: 20, 21
2. MENSAGEM DO ESPÍRITO SANTO. V.13
Feliz de verdade os que morrem no Senhor; estes são carentes que não serão mais atribulados.

3.O ANÚNCIO DO ARMAGEDOM . 14 ! 20
1) A Ceifa - 14 ! 16. O Ceifeiro ? v . 14 ? CRISTO, MT.13:36 ? 43

2) A Vindima . 17- 20. V.20 ! ARMAGEDOM 16:16; 19:17-19
OS ÚLTIMOS JUIZOS NA TRIBULAÇÃO :
1-     A visão dos vitoriosos, 15 : 1 ! 8

a) Estão no Céu:V 1 ! vi no Céu?, V,2 ? um mar de vidro ?4 : 6, V,2? Os vencedores da besta . Foram atribulados, injuriados, sofreram, foram mortos, mas agora estão no Céu, (ALELUIA)

2) O CÂNTICOS DOS VENCEDORES, V, 4 : O cântico de Moisés ÊX 15:1-18; O cântico do Cordeiro

3 ! SETE (7) Anjos saem do santuário . Vs 6-8 São aplicadores do juízo das SETE taças .

JUÍZO DAS SETE TAÇAS. Apoc 16 : 1-21: 7 flagelos, 7 copos sinônimos, 7 taças
a)  PRIMEIRA TAÇA, Vs, 1,2: Feridas nos adoradores da besta, Cof Êxodo 9 : 8-11

b) SEGUNDA TAÇA, v,3 Morre duo que há no mar Apoc 8 : 8-11 ! já tinha morrido (um terço)

c) TERCEIRA TAÇA, Vs 4-7 Rios se tornam em sangue, Juízo sobre os assassinos !derramavam sangue, beberão sangue?.

d) QUARTA TAÇA . 8,9. Ardente calor. Homens blasfemam de Deus e Não se arrependem.

e) QUINTA TAÇA.  10,11. Trens sobre o reino da besta/Grande dor nas pessoas. Pela : úlcera, sede, forte calor. Blasfemam de Deus e Não se arrependem.

f) SEXTA TAÇA.V.12. Rio Eufrates seca !se . O maior banhador de oriente. Motivo da seca : servir de estrada para os Reis que vêm do leste, para a batalha de ARMAGEDON.

 INTERVALO BREVE 13 !16: Os 3 espíritos imundos saem da boca da Trindade satânica. MOTIVO : Seduzir e ajuntar os reis da terra para a peleja do ARMAGEDOM.

Promessa da volta de CRISTO.  V. 15
ANÚNCIO DO ARMAGEDOM.

g) SÉTIMA TAÇA. 17 ! 21 O maior terremoto. Dividiu a grande cidade em 3 grande cidade . Jerusalém. Cf . 11:13A queda dela, derruba outras 3. Chuva de saraiva, Pedras de 50 kg! Homens blasfemam de Deus.

APOCALIPSE 17: A DESTRUICAO DE BABILÔNIA (BABILÔNIA REGICOA)
A BABILÔNIA HISTÓRICA.

I. A ORIGEM DE BABILÔNIA.
BABEL - Fundada há +_ ano 3.000 A . C . Fundador - NINRODE .  CF. GN . 10 :7 ! 12. NINRODE fundou Babel e foi o seu primeiro rei. Babel é o termo

Grego para BABILÔNIA e significa: CONFUSÃO
1 - O INÍCIO MALDITO DE BABILÔNIA.  NINRODE foi filho de CUXE, o filho de CÁO (CAM) , filho de Noé. CÃO ou CAM, ERA AVÔ DE NINRODE e foi amaldiçoado por NOÉ . GN. 9 : 24 !29.
2 - A MALDIÇÃO DEVIDO AO PROGRESSO. GN. 11 : 1 ! 9.NINRODE lidera a construção da torre de BABEL; Tentativa de ir ao céu com os esforços próprios.

II. O PREGRESSO RELIGIOSO DE BABILÔNIA : NINRODE SE CASOU COM SEMÍRAMIS. Quando NINRODE morreu, deixou a SEMÍRAMÍS grávida e nasceu TAMUZ. Diz a lenda, que TAMUZ é uma encarnação de NINRODE . JR. 7 : 18 ; 44: 18 ; EZ. 8 : 14, 15 SEMÍRAMIS é ASTAROTE ; DEUSA dos SIDÓNIOS ! DOS CALDEUS. Nesta época iniciou a Adoração à SEMÍRAMIS como ?RAINHA DOS CÉUS?. ASTAROTE com seu filho TAMUZ no colo.

De Babilônia surgiram os mais diversos tipos de idolatria: feitiçarias, Bruxarias, todo tipo de divindade idólatra, pagã e demoníaca . (BABILÔNIA é e será covil de demônios). As práticas pagãs de BABILÔNIA foram absorvidas por todas as religiões e seitas pagãs no mundo todo: inclusive IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA .

III O PROGRESSO POLÍTICO DE BABILÔNIA. Em + ou - 800 A . C . BABILÔNIA se tornou o império mundial dominando a ASSÍRIA .  Sob o império de Nabucodonozor, BABILÔNIA conquistou o Mundo , e se tornou a maior cidade do mundo, sendo uma das 7 maravilhas Do mundo antigo. (DANIEL 1 ! 5)

IV A QUEDA DE BABILÔNIA. DN. 5 : 30, 31 e 28; 15. 13 : 17 ! 22. Foi destruída no ano 600 A . C. pelos medos e persas.
V. BABILÔNIA PROFÉTICA - RELIGIOSA: AP. 17 e 18; AP. 17 - Queda da BABILÔNIA religiosa. AP0C, 18 - Queda da BABILÔNIA COMERCIAL.   
    
VI ANÚNCIOS DA DESTRUIÇÃO DA BABILÔNIA RELIGIOSA.  AP . 14 :8; AP. 16 :19. Como pode cair seja não existe desde o ano 600 A .C !

A razão é que esta BABILÔNIA geográfica . Ela é religiosa, com a cultura
De idolatria pagã, semelhante a da BABILÔNIA antiga.

VII A IDENTIFICAÇÃO DA BABILÔNIA RELIGIOSA AP. 17
 1 . Grande meretriz (prostituta) mulher 17 : 1, 5, 15, 16. Meretriz, prostituta. PROSTITUIÇÃO = IDOLATRIA . AP . 2 : 14 ; LV. 17 :7 ; 20 : 6 ; EZ . 16 : 17, 20. 

A meretriz aqui é uma sociedade religiosa e idólatra, chamada de BABILÔNIA, ISTO PORQUE TEM AS PRÁTICAS IGUAIS.
         2 . Grande poder político . AP. 17 : 3. Ela está em cima da besta, a mesma do Cap. 13 : 1. Esta meretriz tem o poder político sobre o anti -Cristo .

         3 . Grande Glória . 17 : 4 .
         4 .  Grande Falsidade. 17 : 5 !Um mistério? ver . {EF. 5 : 32} A falsidade é que ela não é a BABILÔNIA do EUFRATES.  É uma forma secreta de usar a palavra ; mas está assim BABILÔNIA é uma igreja. Assim como a igreja de CRISTO foi um mistério, isto é, algo não revelado !

Esta BABILÔNIA É A IGREJA apostata e falsa

É a nova ordem uma mistura pagã de todas as religiões (NOVA ERA) centralizada no poder papel De ROMA ! Ela é a mãe das prostitutas,isto é , e ela quem comanda toda idolatria no mundo.

5 - GRANDE REVELAÇÃO DO MISTÉRIO .  AP. 17 : 7 ! 18

         1 .  A besta v. 8. Esta é mais uma descrição da mesma besta de 11: 7 . 17 : 11 é um rei que saíra do grupo dos 7 . Será então o 8 rei.  (E O ANTICRISTO) .

          2 . As sete cabeças .  V . 9. São sete montes onde a mulher está sentada . E também são os sete reis. A cidade de ROMA está sobre 7 colinas, ou 7 montes . Logo, Estes 7 reis , são de ROMA . OS ROMANOS : puras do passado pb. 9, 36 .
          3 OS DEZ CHIFRES V. 12 ! 14 CF. DN . 7 : 23, 24 . São 10 nações (10 reis) . Coligar-se-ão junto com aberta para pelejarem contra CRISTO. Esta confederação de 10 nações se juntando com o anti-Cristo,é Para guerrearem no AMAGEDOM mas CRISTO e os crentes os vencerão! ALELUIA!!! 

 Os 10 chifres e a besta destruirão a ROMA religiosa Y. 16, 17 para a besta reinar sozinha !

           4 AS ÁGUAS . V . 15. Onde a meretriz está sentada, são povos, multidões, nações e línguas. Aqui é uma descrição do poder religioso de ROMA sobre o mundo todo. Todos se prostituíram com esta religião pagã e demoníaca .

          5. A MULHER . V . 18 É a grande cidade (ROMA) que domina os reis da terra. BABILÔNIA AQUI É ROMA! E o poder religioso, idólatra e pagão. Na Tribulação isto será muito mais poderoso, e ROMA SERÁ O CENTRO de toda atividade de religiosa do mundo.
Apoc Cap 18

C. A DESTRUIÇÃO DA BABILÔNIA POLÍTICA E COMERCIAL

A Babilônia é Roma, a cidade religiosa, do Cap 17, trata da destruição do aspecto religioso . Quem a destroi é a besta e a confederação de 10 reis . Apoc 17 : 16, 17

Agora o Cap 18 trata da destruição do aspecto comercial e Político de Roma . Quem a destruirá será Deus . 18 : 18-20.

I-  O ANÚNCIO DA DESTRUIÇÃO, 18 : 1-3; Um anjo glorioso e com poder V, 1; Enfatiza os três vozes que desceram a Babilônia RELIGIOSA V, 2 HABITAÇÃO DE DEMÔNIOS, Covil de espíritos imundos, esconderijo de toda AVE imunda . (Isto indica as forças demoníacas que trabalham no sistema apóstata) . Enfatiza como ela prostituiu todas as nações . Enfatiza como ela enriqueceu os comércios da terra com seu luxo . (Velas, crucifixos, santos, todo comércio religioso) .

II ! PEDIDO DE ATENÇÃO AO JUÍZO , 18 : 4-8 :
1.     A Declaração, V, 4 = É para os crentes na tribulação, para não cederem a esta religião Apóstata . (Talvez será a única religião permitida na tribulação ) . Saiam do meio dela, para não participarem dos flagelos .
2.     O MOTIVO DO JUÍZO, Vs 5-8

a)     A recordação, V, 5 = Deus nunca se esquece ! Seu Juízo : Chegou . Ele julgará os atos iníquos de Babilônia, Desde Gên 11 (A torre de Babel) Até a Roma na tribulação .

b)    A RETRIBUIÇÃO v, 6 = Tudo o que a igreja Romana faz ao mundo e contra os crentes, agora ela receberá em dobro .

c)     A REPRESÁLIA, Vs 7,8
1.     Em lugar de gloria e luxo receberá pranto, fome e morte .
2.     Será consumida no fogo .
3.     É O TODO-PODEROSO QUEM a julgou .  ALELUIA!!!!!
III.             O  LAMENTO  PELO  JUÍZO . 18 : 9-19 

1.Pelos os reis da terra, Vs 9, 10. Eles viveram à sombra do luxo, do poder de Roma . Agora não ha mais luxo, jamais podiam imaginar que tamanho poder um dia poderia ser destruído .

2.Pelos mercadores ( comerciantes ) Vs 11-17, Eles também viveram à custa do luxo de Roma . Agora não terão mais o que vender . Imagine os comerciantes hoje das cidades idolatras como a aparecida e tantos outros . (será um caos). PARA ELES . 

3.Pelos mercadores marítimos, Vs 17-19 Piloto que navega, Marinheiros. Eles se enriqueceram por trafegar os mercadorias de Roma 
.
  Nota : Todos os reis, mercadores e marinheiros, pasmarão e dirão o mesmo lamento : Ai, ai, tu, grande cidade, Babilônia, tu, poderosa cidade  ! Pois em uma só hora, chegou o teu juízo !!  Vs, 10, 16, 17, 19 . ( GLORIA A DEUS ) .
IV. 
   EXULTAÇÃO  SOBRE O  JUÍZO,  18 : 20 ! 24

1. todos os salvos, V, 20 = Porque eles sofreram  e até morreram, mas agora Deus julgou a causa dos crentes.

O ANJO FORTE AFUNDA NO MAR . V, 21 Roma ! Babilônia : Nunca mais !! . Vs 22-24  Nunca mais música pagã, Nunca mais ídolos, Nunca mais feitiçaria, Nunca mais sangue de  santos  de Deus será derramado !  Aleluia ! Maranata !  Gloria ao nosso Deus.

Este estudo foi feito com muito carinho, e, dedicação . Pode discordar se quiser, mas tem que Ter provas concretas.

Autor: Pr Carmo Rosa
Fonte: www.PalavraPrudente.com.br 
LEIA MAIS

Volte Sempre!



Topo